sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Projeto Fotografia: Enxergando além do que se vê

Um projeto que proporciona ao alunado a oportunidade de se expressar por meios artísticos suas emoções, visões, interpretações, leituras, compreensões em relação ao mundo que os cerca.

No ano 2017, com o lançamento do PROJETO ENXERGANDO ALÉM DO QUE SE VÊ, tivemos a apresentação de Naamã Mello que optou por fazer uma explanação com exposição de uma imagem pesquisada na rede (um cérebro aprisionado) e uma foto tirada por ele próprio (livro com folhas ao vento). A interpretação das imagens feita por ele geraram um artigo escrito por ele mesmo é apresentado nos dois congressos COPRECIS e CONEDU.


Em 2017, contamos com a apresentação de Juan P. S. MËlo que optou por pesquisar e interpretar duas fotos na internet, uma com árvore composta por galhos secos e outra com folhas e flores. Micaelly Lima optou por fotografar o nascer e pôr do Sol.Thallys Pereira escolheu também imagens da rede, representando a oposição de fome e fartura.

Ainda do lançamento do PROJETO ENXERGANDO ALÉM DO QUE SE VÊ, em 2017, contamos com a apresentação de Mateus Wendel que trouxe fotos de pesquisa contendo plantas vivas e verdes em oposição a imagem de queimadas.

Em 2018, A aluna Shirly Camilli optou por apresentar imagens de fênix encontrada através de pesquisa, colorida e em negrito, como oposições de imagens que refletem cores , alegria e vida X imagens que refletem tristeza, morte e ausência de cores. A aluna abordou em sua apresentação os estágios emocionais vivenciados dia a dia
Ainda da turma do 9º em 2018, a aluna Jeniffer Jamilly apresentou duas fotos tiradas por ela mesma, ambas tiradas no crepúsculo (amanhecer e anoitecer). A aluna abordou em sua apresentação a questão de beleza, sensações de felicidade e tristezas, bem como a esperança na visão de que cada dia pode ser diferente.

Abrindo as apresentações do projeto com a turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru em Pedra Lavrada, a aluna 
Emanuelly Alves optou por explanar sobre modificações em uma mesma espécie de planta.
A aluna Wanessa Fernandes da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu estágios da vida da Rosa expressar sua interpretação da vida.

A aluna Danubia da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu estágios da vida da flor de Cacto para expressar sua visão da vida.

O aluno Willian Diogo da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu as cores através das flores para expressar sua visão da vida.
A aluna Angela da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu nascer e pô do Sol para expressar sua visão da vida.
A aluna Karine da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu estágios da vida de plantas, da semente a árvore frutífera para expressar sua visão da vida
A aluna Wanessa Florentino da turma do 7° ano da Escola Santa Ana Albuquerque no Distrito de Cumaru, escolheu o céu nublado em oposição ao céu azul para explicar as fases da vida na concepção dela.

Segundo Tainá: As plantas precisão do sol para carecer e desenvolver. O sol: é Deus, ninguém ver mas sabem que ele existe . As flores e as plantas: são pessoas vendo o brilho e a energia de deus todos os dias _ essa energia ajuda as pessoas cada vez mais crescerem e desenvolverem. No dia dia.



Fotos e interpretações da própria aluna


Segundo Grazielly:
A PRIMEIRA FOTO REPRESENTA: Está nuvem representa nuvem de chuva . Aqui Nordeste representa alegria, mas em outros lugares a chuva não é muito bem vinda porque nas cidades as ruas ficam cheias de água e carros são levados pela água. 


Está nuvem representa uma nuvem de sol . Aqui no Nordeste quando passa muito tempo para chover essa nuvem representa tristeza,mas nas cidades essa nuvem representa alegria porque as ruas não ficam cheias de água e as pessoas pode ir para a praia.

A SEGUNDA FOTO REPRESENTA: Está nuvem representa nuvem de chuva . Aqui Nordeste representa alegria, mas em outros lugares a chuva não é muito bem vinda porque nas cidades as ruas ficam cheias de água e carros são levados pela água. 

Está nuvem representa uma nuvem de sol . Aqui no Nordeste quando passa muito tempo para chover essa nuvem representa tristeza,mas nas cidades essa nuvem representa alegria porque as ruas não ficam cheias de água e as pessoas pode ir para a praia.









Nenhum comentário:

RECOMEÇAR

      Sempre fui amante de atividades físicas. Pratiquei Dança do ventre, Capoeira e outras atividades por muitos anos.      No ano 2012 me ...